Páginas

6 de novembro de 2009

Três cidades catarinenses escolhem candidatos a prefeito neste fim de semana



Neste fim de semana (7 e 8/11), a vida política dos municípios catarinenses de Cunha Porã, Maracajá e Timbé do Sul será agitada com a realização das convenções partidárias que escolherão os candidatos a prefeito e vice-prefeito. Eles irão disputar os novos processos eleitorais nas três cidades, marcados para o dia 6 de dezembro. As eleições suplementares foram necessárias em virtude da cassação dos mandatários eleitos em 2008, por diversas irregularidades, dentre as quais abuso de poder econômico e captação ilícita de votos.

A data das convenções consta do calendário estabelecido pela Resolução TRESC 7.763/2009, que determinou todos os prazos que devem ser respeitados durante o processo eleitoral. Também neste sábado e domingo, dependendo do dia em que os partidos políticos ou coligações escolherem seus candidatos, é vedado às emissoras de rádio e televisão transmitir programa apresentado ou comentado por candidato escolhido em convenção.

A partir de domingo (8), os meios de comunicação rádio-difusores estão proibidos de transmitir, ainda que sob forma de entrevista jornalística, pesquisas ou qualquer outro tipo de consulta popular de natureza eleitoral em que seja possível identificar o entrevistado ou em que haja manipulação de dados. As rádios e as televisões estão ainda proibidas de usar trucagem, montagem ou outro recurso de áudio ou vídeo que, degradem ou ridicularizem candidato, partido ou coligação. Esses veículos não podem difundir opinião favorável ou contrária àqueles, bem como veicular propaganda política.

Os partidos e coligações devem apresentar a inscrição de seus escolhidos da segunda-feira (9) até às 19 horas da terça-feira (10) nos cartórios eleitorais das 1ª, 42ª e 83ª Zonas, responsáveis respectivamente pelas eleições em Maracajá, Timbé do Sul e Cunha Porã. Após o dia 10, esses cartórios e a secretaria do TRESC passam a funcionar aos sábados, domingos e feriados em regime de plantão, para atender às demandas das eleições suplementares.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...